terça-feira, 6 de julho de 2010

Aqui vai um pouco de «explanation miniPlantal» ou seja de alguns termos «esquisitos» que utilizamos… para fazer sentido não leiam as «bocas» ….. ler só o texto em bold

A cultura in vitro = aquilo que eu faço --> é in vitro porque se desenvolve dentro de frascos ou tubos de ensaio =) (lógico né?) mas em condições de máxima higiene…não pode haver bolores, nem bactérias, nem nada desses «bichinhos» marotos!                               
                                        
Se aparecerem já as plantas não servem!

através da sua multiplicação vegetativa --> é vegetativa porque não tem nada a ver com sementeiras, ou seja estas plantas vem dos gomos, que há nas pontas dos rebentos (os chamados ápices vegetativos) que na natureza, quando crescem, vão dar origem aos ramos (braças) da planta.

pode (entre outras coisas) ajudar a recuperar e a preservar o património genético = Gene, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade (sabem aquelas coisas do ADN da biologia). Actualmente diz-se que um gene é «um segmento de DNA que leva à produção de uma cadeia polipeptídica e inclui regiões que antecedem e que seguem a região codificadora, bem como sequências que não são traduzidas (íntrons) que se intercalam aos segmentos codificadores individuais (éxons), que são traduzidos». Não vale a pena fazerem tanto esforço! É aquilo que faz com que tu tenhas olhos castanhos e eu azuis  =)

de cultivares ditas «nacionais» que já estão
adaptadas às nossas condições de solo e clima
(não são americanas ou doutro lado qualquer, são nossas…..) e que correm o risco de se perderem.
Algumas não serão muito viáveis para dar $, mas tem em si características, que com o melhoramento, podem ser muito interessantes (por exemplo resistência a doenças) …para o futuro no pomar.

Para que é isto? É pura e simplesmente formar com o que é nosso um banco de genes (de fruteiras ou outras plantas).

2 comentários:

  1. Mas, mãezinha... tu não tens olhos azuis!
    :D

    ResponderEliminar
  2. Não tens olhos azuis porque na familia não há olhos azuis e portanto tens olhos castanhos e é se queres!

    ResponderEliminar